NORMAS

Apresentação e formatação de trabalhos completos

Orientações Gerais:

O arquivo deve ser enviado em formato word.doc e deverá ser feito, exclusivamente, pela página do evento, acessando a área restrita mediante login e senha informados no ato da inscrição e seguindo exatamente todas as etapas do sistema;

Não haverá, por parte da Comissão Organizadora do evento, qualquer revisão na escrita, na normalização ou na formatação do texto para a sua publicação nos anais do evento, ficando o (s) autor (res) responsável (is) pelo conteúdo e apresentação do texto.

Normas para formatação:

1.      Título: utilizar negrito e maiúsculas para o título e subtítulo, formatação centralizada;

2.      Nome do autor, formatação à direita, seguido de hífem e da sigla da instituição ao qual o autor (res) está (ão) vinculado (s) (ex. Mario Souza França – UFPA);

3.      Os textos devem ser apresentados no seguinte formato: 2,5 cm de margem superior e inferior; e 3 cm de margem direita e esquerda; espaço entrelinhas de 1,5; fonte Times New Roman, corpo 12. Os trabalhos devem obedecer à extensão mínima e máxima;

4.      Extensão mínima e máxima: 20000 a 30000 caracteres com espaços (incluindo gráficos, tabelas, figuras, imagens e referências);

5.      As indicações bibliográficas, dentro do texto, devem vir no formato sobrenome do autor, data de publicação e número da página entre parênteses, como, por exemplo, (AZEVEDO, 1946, p. 11);

6.      As citações devem seguir os seguintes critérios: citações textuais de até três linhas devem vir incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas, seguidas da indicação bibliográfica; citações textuais com mais de três linhas devem aparecer em destaque em outro parágrafo, utilizando-se recuo (4 cm na margem esquerda), em corpo 11, sem aspas;

7.      Notas de rodapé, em numeração consecutiva, devem ter caráter explicativo;

8.      As Referências Bibliográficas devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.



Regras de Inscrição

  1. Cada participante poderá inscrever, no máximo, dois (2) trabalhos, individualmente ou em coautoria, considerando as categorias Comunicação Individual e Comunicação Coordenada;

  2. Somente sócios da SBHE adimplentes poderão inscrever trabalhos;

  3. Para o envio do resumo o/a sócio/a deverá estar com a anuidade de 2018 quitada junto à Tesouraria da SBHE;

  4. Para o envio do trabalho completo e para a consolidação da inscrição no evento o/a sócios/a deverá estar com a anuidade de 2019 quitada junto à Tesouraria da SBHE;

  5. Para apresentação do trabalho e publicação nos anais o congressista deverá ter a inscrição paga e a condição de adimplente com a SBHE nos anos de 2018 e 2019. Nesta condição o congressista terá direito à certificação, aos materiais do X CBHE e à publicação do(s) resumo(s) e do(s) trabalho(s) completo(s) nos anais do X CBHE;

  6. Novas filiações de sócios ou pagamento de anuidades deverão ser efetuadas seguindo as instruções presentes no site da SBHE http://www.sbhe.org.br/associe-se .  

  7. Alunos de graduação e/ou iniciação científica só poderão se inscrever para apresentar trabalho com seus (as) orientadores(as) e ambos precisam ser sócios da SBHE;



Minicurso

  1. A proposição de minicursos deverá ser enviada pelo sistema de inscrição do XCBHE. Cada minicurso terá um único propositor;

  2. A posição deverá apresentar: título do minicurso em negrito; caixa alta; resumo da proposta, no mínimo 2.500 e no máximo 3.000 caracteres (com espaços); três palavras chave; e bibliografia contendo no mínimo 3 e no máximo 5 referências.

Importante:

As propostas de minicursos serão enviadas ao Comitê Científico sem a identificação de seus autores.



Comunicação Coordenada

  1. A Comunicação Coordenada será composta por um (01) coordenador e mais três (03) pesquisadores de instituições diferentes e de, pelo menos, dois estados brasileiros;

  2. Não serão aceitos coautores nas comunicações coordenadas;

  3. Cada proponente ou participante poderá inscrever uma única proposta de comunicação coordenada e todos (coordenador e participantes) deverão fazer as suas inscrições individualmente no site do X CBHE;

  4. As comunicações coordenadas estão vinculadas aos eixos temáticos e compõem-se de um grupo de 4 trabalhos, propostos pelos investigadores, de forma coordenada em torno do eixo e do tema por eles definido;

  5. A proposição das comunicações coordenadas deverá ser enviada pelo sistema de inscrição do X CBHE. Cada comunicação coordenada terá um coordenador, a quem compete: fazer a inscrição da proposta geral (Resumo da Proposição Geral), a inserção do resumo do seu trabalho e a indicação dos componentes da mesa, a partir do CPF dos outros pesquisadores envolvidos. Para realizar esta operação todos os integrantes da mesa devem estar previamente inscritos no site do X CBHE;

  6. Concluída a inscrição da mesa, por parte do coordenador (a), os outros membros da comunicação coordenada serão convidados, por e-mail, para inserirem seus resumos nas suas respectivas áreas de inscrição;

  7. Cada resumo dos participantes e da proposta geral da comunicação coordenada deverá apresentar: título do trabalho em negrito; caixa alta; no mínimo 2.500 e no máximo 3.000 caracteres (com espaços); três palavras chave;

  8. Os resumos individuais dos participantes da comunicação coordenada deverão conter: temática, objetivos, metodologia, fontes, periodização e resultados;

  9. Modelo a ser seguido para o envio do Texto Completo. (Disponível em breve).

Importante:

Os resumos serão enviados ao Comitê Científico sem a identificação de seus autores.



Comunicação Individual

  1. Os congressistas poderão inscrever trabalhos, individualmente ou em coautoria;

  2. Nas comunicações individuais será aceito apenas um coautor, por trabalho apresentado;

  3. Textos em coautoria deverão ser enviados apenas pelo autor principal, que indicará o nome do coautor, a partir do CPF do mesmo. Para realizar esta operação autor e coautor devem estar previamente inscritos no site do X CBHE;

  4. O coautor também deve ser sócio da SBHE;

  5. O resumo deverá apresentar: título do trabalho em negrito; caixa alta; com no mínimo 2.500 e no máximo 3.000 caracteres (com espaços); três palavras chave;

  6. O resumo deverá conter: temática, objetivos, referenciais teóricos, fontes, recorte temporal e resultados;

  7. Modelo a ser seguido para o envio do Texto Completo. (Disponível em breve).

Importante:

Os resumos serão enviados ao Comitê Científico sem a identificação de seus autores.



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