NORMAS

Apresentação e formatação de trabalhos completos

Orientações Gerais:

O arquivo deve ser enviado em formato word.doc e deverá ser feito, exclusivamente, pela página do evento, acessando a área restrita mediante login e senha informados no ato da inscrição e seguindo exatamente todas as etapas do sistema;

Não haverá, por parte da Comissão Organizadora do evento, qualquer revisão na escrita, na normalização ou na formatação do texto para a sua publicação nos anais do evento, ficando o (s) autor (res) responsável (is) pelo conteúdo e apresentação do texto.

Normas para formatação:

1.      Título: utilizar negrito e maiúsculas para o título e subtítulo, formatação centralizada;

2.      Nome do autor, formatação à direita, seguido de hífem e da sigla da instituição ao qual o autor (res) está (ão) vinculado (s) (ex. Mario Souza França – UFPA);

3.      Os textos devem ser apresentados no seguinte formato: 2,5 cm de margem superior e inferior; e 3 cm de margem direita e esquerda; espaço entrelinhas de 1,5; fonte Times New Roman, corpo 12. Os trabalhos devem obedecer à extensão mínima e máxima;

4.      Extensão mínima e máxima: 20000 a 30000 caracteres com espaços (incluindo gráficos, tabelas, figuras, imagens e referências);

5.      As indicações bibliográficas, dentro do texto, devem vir no formato sobrenome do autor, data de publicação e número da página entre parênteses, como, por exemplo, (AZEVEDO, 1946, p. 11);

6.      As citações devem seguir os seguintes critérios: citações textuais de até três linhas devem vir incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas, seguidas da indicação bibliográfica; citações textuais com mais de três linhas devem aparecer em destaque em outro parágrafo, utilizando-se recuo (4 cm na margem esquerda), em corpo 11, sem aspas;

7.      Notas de rodapé, em numeração consecutiva, devem ter caráter explicativo;

8.      As Referências Bibliográficas devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT;

9.      Logo abaixo está disponível o template a ser utilizado para o envio do texto completo.



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Regras de Inscrição

  1. Cada participante poderá inscrever, no máximo, dois (2) trabalhos, individualmente ou em coautoria, considerando as categorias Comunicação Individual e Comunicação Coordenada;

  2. Somente sócios da SBHE adimplentes poderão inscrever trabalhos;

  3. Para o envio do resumo o/a sócio/a deverá estar com a anuidade de 2018 quitada junto à Tesouraria da SBHE;

  4. Para o envio do trabalho completo e para a consolidação da inscrição no evento o/a sócios/a deverá estar com a anuidade de 2019 quitada junto à Tesouraria da SBHE;

  5. Para apresentação do trabalho e publicação nos anais o congressista deverá ter a inscrição paga e a condição de adimplente com a SBHE nos anos de 2018 e 2019. Nesta condição o congressista terá direito à certificação, aos materiais do X CBHE e à publicação do(s) resumo(s) e do(s) trabalho(s) completo(s) nos anais do X CBHE;

  6. Novas filiações de sócios ou pagamento de anuidades deverão ser efetuadas seguindo as instruções presentes no site da SBHE http://www.sbhe.org.br/associe-se .  

  7. Alunos de graduação e/ou iniciação científica só poderão se inscrever para apresentar trabalho com seus (as) orientadores(as) e ambos precisam ser sócios da SBHE;



Minicurso

  1. A proposição de minicursos deverá ser enviada pelo sistema de inscrição do XCBHE. Cada minicurso terá um único propositor;

  2. A posição deverá apresentar: título do minicurso em negrito; caixa alta; resumo da proposta, no mínimo 2.500 e no máximo 3.000 caracteres (com espaços); três palavras chave; e bibliografia contendo no mínimo 3 e no máximo 5 referências.

Importante:

As propostas de minicursos serão enviadas ao Comitê Científico sem a identificação de seus autores.



Comunicação Coordenada

  1. A Comunicação Coordenada será composta por um (01) coordenador e mais três (03) pesquisadores de instituições diferentes e de, pelo menos, dois estados brasileiros;

  2. Não serão aceitos coautores nas comunicações coordenadas;

  3. Cada proponente ou participante poderá inscrever uma única proposta de comunicação coordenada e todos (coordenador e participantes) deverão fazer as suas inscrições individualmente no site do X CBHE;

  4. As comunicações coordenadas estão vinculadas aos eixos temáticos e compõem-se de um grupo de 4 trabalhos, propostos pelos investigadores, de forma coordenada em torno do eixo e do tema por eles definido;

  5. A proposição das comunicações coordenadas deverá ser enviada pelo sistema de inscrição do X CBHE. Cada comunicação coordenada terá um coordenador, a quem compete: fazer a inscrição da proposta geral (Resumo da Proposição Geral), a inserção do resumo do seu trabalho e a indicação dos componentes da mesa, a partir do CPF dos outros pesquisadores envolvidos. Para realizar esta operação todos os integrantes da mesa devem estar previamente inscritos no site do X CBHE;

  6. Concluída a inscrição da mesa, por parte do coordenador (a), os outros membros da comunicação coordenada serão convidados, por e-mail, para inserirem seus resumos nas suas respectivas áreas de inscrição;

  7. Cada resumo dos participantes e da proposta geral da comunicação coordenada deverá apresentar: título do trabalho em negrito; caixa alta; no mínimo 2.500 e no máximo 3.000 caracteres (com espaços); três palavras chave;

  8. Os resumos individuais dos participantes da comunicação coordenada deverão conter: temática, objetivos, metodologia, fontes, periodização e resultados;

  9. Modelo a ser seguido para o envio do Texto Completo. (Disponível em breve).

Importante:

Os resumos serão enviados ao Comitê Científico sem a identificação de seus autores.



Comunicação Individual

  1. Os congressistas poderão inscrever trabalhos, individualmente ou em coautoria;

  2. Nas comunicações individuais será aceito apenas um coautor, por trabalho apresentado;

  3. Textos em coautoria deverão ser enviados apenas pelo autor principal, que indicará o nome do coautor, a partir do CPF do mesmo. Para realizar esta operação autor e coautor devem estar previamente inscritos no site do X CBHE;

  4. O coautor também deve ser sócio da SBHE;

  5. O resumo deverá apresentar: título do trabalho em negrito; caixa alta; com no mínimo 2.500 e no máximo 3.000 caracteres (com espaços); três palavras chave;

  6. O resumo deverá conter: temática, objetivos, referenciais teóricos, fontes, recorte temporal e resultados;

  7. Modelo a ser seguido para o envio do Texto Completo. (Disponível em breve).

Importante:

Os resumos serão enviados ao Comitê Científico sem a identificação de seus autores.



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