Arquivo Público do Pará

X CBHE

O Arquivo Público do Estado do Pará é uma das principais instituições arquivísticas do Brasil. Ele guarda documentos desde 1649 até o ano de 2008, abrangendo os períodos colonial, imperial e republicano. São cerca de 4 milhões de documentos que ajudam a compreender a história de Belém, do Estado do Pará, da Amazônia e fronteiras.

O acervo é composto por documentos dos poderes executivo, legislativo e judiciário. São peças textuais, impressos, manuscritos, iconográficos. Hoje o arquivo recebeu uma média de 80 pesquisadores por mês. O documento mais antigo no local é datado de 1649 e mostra as demandas administrativas do capitão-geral de Belém para o rei de Portugal, com pedidos de fardamento, pólvora e alimentação. Já o último documento protocolado é um boletim de ocorrência da Polícia Militar do Estado, de 1986.

O Arquivo Público do Estado do Pará possui mais de quatro milhões de documentos, entre escrituras, inquéritos e iconografias, produzidos a partir do século XVII, assim como documentos referentes às áreas limite ao atual estado brasileiro, incluindo os países da pan-amazônia.